quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Cruzeiro das Ilhas em estaleiro


O Cruzeiro das Ilhas, propriedade da Transmaçor, varou hoje, dia 30.06.2011, no estaleiro da Naval Canal para manutenção das linhas de veios e revisão geral.

quarta-feira, 29 de Junho de 2011

Feira Agricola Açores - Lusitânia

Lusitânia a chegar esta manhã ao porto da Madalena com contentores com os equipamentos para a montagem da Feira Agricola Açores que se realizará este ano na Ilha do Pico entre os dias 8, 9 e 10 de Julho.

Fotos em 29.06.2011

terça-feira, 28 de Junho de 2011

Atum em Alta - Pepe

Depois de há 4 dias ter descarregado cerca de 30 toneladas, hoje (28.06.2011) Pepe Cumbrera volta ao porto da Madalena com 12 toneladas de albacora para o entreposto de frio da Lotaçor.

Fotos em 28.06.2011

Mestre Sacadura

Em estreia no porto da Madalena o atuneiro Mestre Sacadura. A embarcação foi encomendada à Nautiber pelo armador açoriano Pescas Amaral & Sousa e está a integrar a frota da pesca do atum nos mares dos Açores. Trata-se também do primeiro atuneiro de 25 metros construído por aquela empresa vila-realense de construção naval.

Foto em 27.06.2011


segunda-feira, 27 de Junho de 2011

Procissão Sra. da Boa Viagem - Video

video

Mais Vale Tarde...

...do que nunca!

Chegada à Areia Larga

Homenagem

Tripulação EBP

O Cecilia A, habituado a portos mais contemporâneos, hoje definitivamente embirrou com o porto da Madalena por este não ter um simples ponto de energia no cais comercial para que os seus equipamentos electrónicos e alarmes possam ficar ligados.
Valeu a persistencia, teimosia e boa-vontade de alguns dos seus tripulantes e, apesar de sozinho, não deixou de prestar homenagem à Senhora da Boa-viagem. 

Procissão da Sra. da Boa Viagem - Areia Larga

Preparativos: os bancos para a Filarmonica
Ao encontro da procissão, vai a Filarmónica União e Progresso Madalense no Lusitânia






Entrada da procissão no porto da Madalena
O barco do José Eduardo com a Sra da Boa Viagem
Acompanhantes
Cortejo em aproximação à igreja Matriz
Os hinos à padroeira pela União e Progresso
Organizar o regresso
Sra. da Boa Viagem a sair do porto da Madalena de regreeso à sua ermida
Os Acompanhantes

Porto da Madalena vai apresentar amanhã imagens em video da procissão

Algumas imagens foram captadas por Orlando Simas e pelo nosso repórter Pedro Simas


domingo, 26 de Junho de 2011

Os Ultimos Baleeiros

Uma produção da WBN em 1968

sábado, 25 de Junho de 2011

Reboques XS e Reboques XXS



Quando se fala de pequenos rebocadores, lembro-me imediatamente do famoso Zézito propriedade da administração do porto de Lisboa...

...ou do Tibério Blanc da APTO, SA.

Mas, afinal, ainda existem rebocadores de menores dimensões. Para prová-lo cá está um belo exemplar, ao serviço nas terras do Tio Sam (USA-Mass) e cuja foto foi enviada pelo leitor Paulo Peixoto.

Um modelo a ser pensado para o porto da Madalena, depois das obras!

PEPE

Atuneiro "Pepe Cumbrera" a descarregar cerca de 45 toneladas de albacora para o entreposto da Lotaçor na Madalena.

Foto em 24.06.2011

quinta-feira, 23 de Junho de 2011

Desmantelamento da Draga Areia

Draga Areia no porto da Madalena ainda ao serviço
Desmantelamento
Desmantelamneto

Fotos do navio Draga Areia de 44 metros a ser desmantelado em Abril de 2010 no porto da Horta. Recorde-se que este desmantelamento terá suscitado alguma polémica pelo hipotético perigo que tal operação apresentava devido à proximidade dos pipelines de combustível, mas tudo correu bem.

3ª foto cortesia de Paulo Peixoto

quarta-feira, 22 de Junho de 2011

Amanhecer

Traineira Amanhecer de Paulo Ávila a descarregar cerca de 12 toneladas no porto da Madalena para a empresa Cofaco. Esta traineira já tem um acumulado de pescado a rondar as 192 toneladas.

Foto em 22.06.2011

Governo adquiriu maioria da Transmaçor

O Governo Regional acaba de comprar sessenta e um por cento da Transmaçor por mais de meio milhão de euros.
O negócio é justificado pelas dificuldades financeiras da empresa que ameaçavam a continuidade do serviço de transporte marítimo de passageiros.
O governo já tinha 27% do capital da empresa.
O executivo assume as dívidas da Transmaçor, quer à banca quer a fornecedores.
A Transmaçor efetua ligações marítimas nas ilhas do triângulo - Faial, Pico e S. Jorge - e ganhou o concurso público para o Grupo Central, operação que não concretizou alegando falta de barcos.

Fonte Antena 1 Açores (20.06.2011)

A noticia transcrita acima é aquela que foi apresentada pela TV e Rádio Regional bem como pela página multimédia acores.rtp.pt/economia.
O que o porto da Madalena sabe é esta informação está "ferida" de imprecisões no que diz respeito ao acordo. Senão vejamos:

"Estão concluídas as negociações, segue-se agora a formalização da compra", afirmou Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia, acrescentando que a Região adquiriu três quotas, que representam cerca de 500 mil euros do capital social da empresa, pelo valor de um euro cada uma, num total de três euros.
Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada, salientou que foi assinado um memorando de entendimento entre as várias partes envolvidas nas negociações, nos termos do qual o passivo da Transmaçor, no valor global de oito milhões de euros, é dividido em partes iguais entre a Região e o empresário José Almeida (...) o acordo determina ainda que a Transmaçor fique com o navio Expresso do Triângulo (...) os navios Expresso das Ilhas, que não foi certificado pelo IPTM, e Baía de Málaga, cuja aquisição está envolvida num processo judicial, ficam para José Almeida (...)"

Cenário bem diferente!  Leia toda a noticia "aqui"

Ponta da Barca - Cimento

Ponta da Barca dos TMG esta manhã, 22-06-2011, na Madalena a descarregar cimento em Big-Bag's para a obra do porto.

Fotos em 22.06.2011

Maria Leontina

Maria Leontina da Fábrica de Santa Catarina descarregou ontem, 21-06.2011, para o entreposto da Lotaçor na Madalena cerca de 30 toneladas de albacora.

Fotos em 21.06.2011 (17:30)

segunda-feira, 20 de Junho de 2011

Coral da Horta

Numa manhã cinzenta e chuvosa a fazer esquecer que o Verão chega amanhã, presença do Coral da Horta no porto da Madalena para mais um abastecimento de areia ao Pico.

Foto em 20.06.2011

Festas do Espirito Santo

Domingo da Trindade marca o terminus das grandes festas do Espirito Santo na Ilha do Pico.

Carreira das 20:45, regresso ao Faial de muitos que nos visitaram nestas festas. Os caixotes, os sacos bem como os garrafões são testemunha da generosidade e simpatia do Picoense que sempre soube partilhar nesta altura o pouco ou muito que tem. Seja como fôr, para o ano há mais.

Fotos em 19.06.2011

sábado, 18 de Junho de 2011

Memórias - Calheta

Serviço de passageiros da lancha Calheta, propriedade da ELP, no porto da Madalena em Fevereiro de 1972.

Cortesia do amigo e leitor Paulo Peixoto

Terminal de Passageiros

A Secretaria Regional da Economia, através da Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental (APTO), acaba de lançar o concurso público para a Construção do novo Terminal de Passageiros do Porto da Madalena, Ilha do Pico, num investimento de cerca de oito milhões de euros e com um prazo de execução de 11 meses.
Segundo o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, esta constitui mais uma das diversas intervenções que o Governo dos Açores tem vindo a concretizar na rede portuária regional “com o objectivo de a dotar de melhores condições, quer do ponto de vista da sua operacionalidade, quer através da implementação de infra-estruturas que possam contribuir para um melhor acolhimento dos passageiros do transporte marítimo, sendo que neste caso essa melhoria é ainda mais relevante por se tratar de um dos portos mais frequentados por passageiros do arquipélago”.
Além disso, refere, “investimentos como este representam uma aposta muito clara no aprofundamento da relação da Região com o Mar, sendo que “esta é uma estratégia que tem vindo a permitir dar um contributo muito importante para uma maior coesão regional, assim como para a criação de oportunidades de negócio”.
Estas intervenções, salienta o governante, permitem, por isso, “dar coerência às opções que têm vindo a ser tomadas e que têm como objectivo principal afirmar cada vez mais o Mar como parte integrante do desenvolvimento económico da Região”.
De salientar, ainda, que o Governo dos Açores está neste momento a desenvolver investimentos no porto da Madalena que ultrapassam já os 20 milhões de euros, nomemeadamente com a empreitada de construção das infra-estruturas portuárias e obras de melhoramento das condições de abrigo do porto, a que se junta agora a obra do terminal marítimo de passageiros e, posteriormente, a construção de um núcleo de recreio náutico.
A empreitada agora lançada a concurso prevê a extensão do terrapleno existente na zona da baía do actual cais de passageiros da Madalena, a construção de uma ponte-cais e de duas rampas ro-ro, além da construção de edifício destinado à gare de passageiros e arranjos exteriores de todas as áreas envolventes.

ATUNEIROS: OS 5 MAIS (TOP FIVE)

Referencia aos Atuneiros Açorianos com maior acumulado de captura de atum em 17.05.2011
1º Lugar: 220 ton´s Baia da Horta
2º Lugar: 180 ton´s Amanhecer
3º Lugar: 160 ton´s Pepe Cumbrera
4º Lugar: 120 ton´s Pérola de Sta. Cruz
5º Lugar: 110 ton´s Milão
 
Valores, cortesia de José Lopes