segunda-feira, 13 de abril de 2015

Nota de Imprensa da Portos dos Açores


NOTA DE IMPRENSA

PORTOs dos açores, S.A. LANÇA empreitada DE
PROLONGAMENTO DO CAIS E ALARGAMENTO
DA PLATAFORMA DO PORTO DA CASA (CORVO)

A Portos dos Açores, S.A. acaba de abrir o procedimento tendente ao prolongamento do molhe-cais e alargamento da plataforma do Porto da Casa, na ilha do Corvo, com a remessa para publicação esta sexta-feira, 10 de abril, no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia do anúncio do respetivo concurso limitado por prévia qualificação dos candidatos para aquela empreitada.
As obras projetadas têm como objetivo minimizar algumas das limitações existentes no porto em causa, e, nomeadamente, melhorar as condições de abrigo, ampliar a frente de acostagem, aumentar a área da plataforma do cais para o estacionamento das embarcações e melhorar a varagem na atual rampa.
Esta empreitada de intervenção no Porto da Casa contempla o prolongamento do molhe-cais em mais 40 metros, com 27,75 m de largura, igual à existente e o alargamento da plataforma do cais para o estacionamento a seco das embarcações, com cerca de 900 m2 de área. A expansão da área terrestre de apoio destina-se, por seu lado, a minimizar o congestionamento da plataforma de apoio do cais, com repercussões diretas na melhoria da operacionalidade deste e na segurança das operações.
As obras incluirão, ainda, a reparação da rampa varadouro, dragagens e remoção do atual manto de proteção. Para além dos acessórios de cais, a nova estrutura será ainda equipada com rede de abastecimento de água às embarcações e com um sistema de distribuição de energia elétrica e iluminação. Na nova extremidade do molhe-cais será reinstalado o farolim que se encontra no atual cais.
O valor do preço base do procedimento é de € 9.000.000,00 (nove milhões de euros), sendo o prazo contratual para a conclusão dos trabalhos de 24 meses.
Esta empreitada dá corpo ao compromisso oportunamente assumido pelo Governo dos Açores na «Carta Regional de Obras Públicas» relativamente a investimentos nos diferentes portos da Região.
Horta, 10 de abril de 2015

Portos dos Açores, S.A.
[Departamento Jurídico, Administrativo e de Comunicação]

Navio Lusitânia da EBP em serviço no porto da casa na Ilha do Corvo