sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Luis Paulo Morais na comissão de inquérito

Aos deputados, Luís Paulo Morais considerou que o acidente mortal ocorrido no porto de S. Roque se ficou a dever a “um conjunto de fatores”, nomeadamente condições de mar, cabeços, cabos e erros de projeto, alegando que tanto quanto sabe o cabeço que rebentou em S. Roque do Pico “tinha problemas de corrosão”.

“No navio não falhou nada. A responsabilidade do rebentamento dos cabeços não é da Transmaçor”, afirmou Luís Paulo Morais, sem indicar em concreto de quem é a culpa pelo sucedido nos portos da Horta, Madalena e S. Roque do Pico.
Luis Morais
Segundo o responsável, atualmente os barcos “Mestre Simão” e “Gilberto Mariano” (com os quais ocorreram os acidentes) utilizam cabos de amarração de 44 milímetros, cumprindo a imposição do projetista, da Capitania e da Portos dos Açores, mas seria melhor usar cabos de 60 milímetros, até porque os primeiros “têm um desgaste extremamente elevado, sendo trocados de dois em dois meses”.
“Para nós, esses cabos 44 não são os indicados, porque têm uma resistência menor e podem provocar mais alguns cancelamentos na operação. Gostaríamos de operar com cabos de 60 milímetros. Estamos a operar com limites de segurança”, disse Luís Paulo Morais, esclarecendo que a operação dos navios da Atlânticoline decorre com segurança. O gerente da Atlânticoline referiu que a Transmaçor cumpriu com o recomendado no ano passado e investiu na aquisição de cabo ‘antichicote’, que não estão, contudo, a ser utilizados porque se verificou que não se adequavam à operação dos navios. Tratou-se, considerou, “um péssimo investimento”, que não quantificou. “Os cabos ‘antichicote’ estão na Horta. Não podem ser utilizados nos dois navios. Foi um péssimo investimento da Transmaçor, eventualmente poderão ser utilizados no inverno nas amarrações durante a noite”, referiu o gerente da Atlânticoline.
O responsável reconheceu que ainda não existem regras definidas para a dimensão dos cabos utilizados na amarração e que a certificação dos navios não inclui a certificação da bitola desses cabos.

Fonte: 105fm
Foto: arquivo PM