segunda-feira, 6 de junho de 2016

Central das Ondas do Cachorro

A Central de ondas do Cachorro na ilha do Pico começou a ser construída pela "Marques, Lda" no Verão de 1996, faz precisamente 20 anos. Foi inicialmente projectada para duas turbinas e sala de comando no seu interior. Depois de alguns incidentes graves nomeadamente uma inundação que lhe destruiu todo o equipamento eléctrico e danos nalgumas estruturas, foi instalada apenas uma turbina e o comando passou para um contentor localizado a 100 metros.
A central das ondas teve no mês de Maio deste ano a sua melhor produção de sempre embora ainda com níveis muito abaixo das expectativas iniciais. A sua manutenção e operação tem estado a cargo do Engenheiro Victor Winands de nacionalidade alemã, Picoense de coração e grande apaixonado pelas energias renováveis. Registe-se que quase todo o trabalho deste homem é feito por carolice uma vez que a central do Cachorro já foi há muito abandonada em termos de orçamentos pelas entidades inicialmente envolvidas.
Victor Winands
Segundo nos disseram a central de ondas do Cachorro irá passar para a responsabilidade do grupo EDA a partir de Julho.   

fotos de Quim Néné

2 comentários:

  1. Boa tarde, desde já parabéns pelo excelente post!
    Sou um grande apreciador das energias renováveis.
    Pode dizer-me se aquele 'fundo azul' à esquerda da turbina na última fotografia, se é o fundo do mar? Esta zona encontra-se a baixo do nível médio do mar?
    Obrigado pela atenção
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Esta zona está a alguns metros acima do mar. Aquilo é a parte interior duma espécie de "tubo" que cobre o gerador. A parte mais próxima está desmontada.

    ResponderEliminar