quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PETIPÉS



A lançar brevemente. PETIPÉS é uma publicação em capa dura, com 192 páginas, a cores. Tem prefácio de Noélia Machado e nota introdutória do autor – Comandante Lizuarte Machado.
Conta com petipés fotografados e descritos de um total de 30 mestres açorianos, na sua maioria da ilha do Pico, freguesia de Santo Amaro.
Esta é uma obra de síntese sobre a evolução da carpintaria naval açoriana é um contributo para a consagração da construção naval e dos construtores navais açorianos, nos séculos XIX e XX.
A coleção particular de petipés do Comandante Lizuarte Machado apresenta peças de quase todas as ilhas dos Açores, com destaque para a Freguesia de Santo Amaro do Pico – expoente máximo da construção naval açoriana.
A pesquisa realizada pelo mesmo, ao longo dos últimos anos, localiza no tempo e no espaço a construção das embarcações assim como o construtor e o armador.
Num esforço de preservação da memória coletiva e da história da construção naval Açoriana a obra Petipés – Carpintaria Naval Açoriana junta mais de 100 exemplares.

Texto e imagem retirados do Fbook de Cmte. Lizuarte Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário